A pandemia trouxe consigo novas formas de produzir e transacionar arte e, aliou-se à utilização de criptomoedas que se têm apresentado cada vez mais acessíveis e promissoras para o mundo digital.

NFT (token não fungível), suportado pela tecnologia de Blockchain, é uma garantia de posse de um ativo exclusivo que pode ser apresentado digitalmente e pode interligar-se a composições musicais, obras de arte, componentes de videojogos, entre outros. A junção da procura por items digitais com a maior realização de leilões online, torna os NFTs cada vez mais influentes nos dias de hoje.

A aquisição desta forma de arte é realizada a partir da utilização de criptomoedas que se apresentam numa grande variedade. Um dos exemplos de moeda digital é a Ethereum (ETH) que é utilizada em diversos leilões online, a par da Bitcoin (BTC) e da USD Coin (USDC).

O investimento em criptomoedas tem vindo, assim, a demonstrar uma relevância ascendente, devido ao crescimento digital e à maior rapidez de utilização, resultante da menor necessidade de operações financeiras ou da menor participação de intermediários.

Aliados à criptomoeda, encontram-se os leilões de NFTs, que têm aumentado consideravelmente e demonstram um potencial crescimento para o futuro. Estes leilões, realizados por diversas leiloeiras são uma das formas mais favoráveis em relação à aquisição de arte digital.