Quando se trata de vender uma empresa inteira ou liquidar ativos, a venda por leilão é o método mais eficiente e transparente.

No caso de ativos, este tipo de venda refere-se àqueles que podem ser considerados desnecessários para a empresa (obsoletos ou em desuso) e, portanto, ser convertidos em capitalização imediata.

Para que esta liquidação tenha lugar de forma mais transparente e eficiente, os leilões são um método adequado, e uma casa de leilões torna-se um “braço comercial especializado”, essencial para a venda de ativos ao maior licitante, num mercado aberto a nível nacional e internacional.

É neste contexto que o Centro de Leilões reforça a promoção e divulgação de eventos de leilão para reforçar os processos de leilão, através de estratégias promocionais apoiadas por bases de dados especializadas e alianças estratégicas para apoiar os leiloeiros, ajudando-os a atingir os seus objetivos, vendendo ativos ao licitante com a maior oferta num mercado aberto.

Quanto à venda de empresas inteiras, devido aos mecanismos reguladores envolvidos na sua falência, é da maior importância obter o melhor valor para a venda de empresas que têm compromissos com vários credores, aos quais deve ser dado o maior retorno na venda de ativos, de modo a que o défice seja o menor possível (todos apoiados pela transparência que caracteriza os processos).

Ao escolher um profissional de venda, o mesmo realizará um estudo dos ativos corpóreos e incorpóreos de modo a leiloá-los da melhor forma, tendo cada tipo de ativo uma estratégia de venda diferente, e em que os avaliadores envolvidos no processo devem ser peritos certificados e especializados, orientados para a venda de ativos por leilão. É, portanto, todo um projeto que é formado para cada tipo de bem à venda.

As casas de leilões são responsáveis pela classificação e organização de vários leilões; no caso da venda de empresas, estes incluem diferentes tipos de artigos, tais como bens móveis, imóveis, linhas de produção, maquinaria, instalações industriais, áreas de cantinas, equipamento de transporte, marcas, patentes, carteiras de clientes, etc.

Todos estes leilões podem ser realizados pessoalmente ou virtualmente, embora os leilões em linha de bens e empresas inteiras estejam a tornar-se cada vez mais comuns.

O autor deste artigo, especializado em vendas em leilão, tem sido pioneiro na venda de aviões em leilão, venda de empresas, maquinaria, equipamento industrial, imobiliário, mobiliário de escritório, para os sectores público e privado.

Se estiver interessado no processo de venda de activos ou mesmo empresas, por favor contacte-nos em contacto@centrodeleiloes.pt.