Comprar um veículo em leilão pode ser extremamente vantajoso, uma vez que o comprador consegue encontrar carros por um preço bastante mais acessível. Hoje em dia, é mesmo possível encontrar automóveis seminovos de até 2 anos, com quilometragem baixa, com um desconto de até 90%. Verifica-se ainda, que mesmo os automóveis comprados em leilão que necessitam de reparação são uma mais valia, tendo em conta que o valor do investimento ainda pode sair abaixo da tabela.
Além disso, antes de serem leiloados, todos os veículos passam por uma inspeção rigorosa de forma a identificar eventuais problemas. Assim, o comprador consegue ter uma visão geral do estado do carro e obter informações mais completas que ajudam na tomada de decisão. Caso as informações disponibilizadas não sejam verdadeiras, o consumidor tem direito ao reembolso integral do investimento.
Todos os veículos em leilão possuem um lance de valor mínimo. O valor inicial vai depender da estrutura e funcionamento do carro, da quantidade de quilômetros e da situação de mercado. Além disso, a leiloeira verifica se o valor solicitado é justo e atrativo.
Os carros leiloados não possuem garantia. No entanto, se a garantia de fábrica ainda estiver vigente, é possível acionar normalmente a mesma. Também não existe nenhum cuidado especial no que toca a carros híbridos ou elétricos, visto que seguem as mesmas etapas de vistoria como os veículos a combustão.
Passos a seguir
1º Passo – Confirmar se a empresa leiloeira é fidedigna.
2º Passo – Analisar atentamente todas as informações disponíveis sobre o carro, nomeadamente, informações escritas, fotos, vídeos e até mesmo visitas presenciais de forma a averiguar todos os detalhes.
3º Passo – Estipular uma quantia que considere justa antes de fazer o lance. Uma breve pesquisa pode bastante o comprador.
4º Passo – Executar o pagamento e agendar a recolha do veículo. Alguns assuntos pendentes, como algumas documentações do automóvel e certos reparos, apenas são feitos posteriormente.