A teoria escrita por Paul Milgrom e Robert Wilson expõe o impacto dos leilões e do comportamento dos licitantes, tendo ganhado o Prémio Nobel de Economia em 2020.

Os americanos Milgrom e Wilson ganharam o Prémio Nobel da Economia 2020, em Copenhaga, que distinguiu as melhorias na teoria dos leilões e a invenção de novos formatos de licitação. A teoria vencedora trouxe descobertas que beneficiaram os vendedores e os compradores, realçando o impacto que os leilões têm nas pessoas, a vários níveis, nas suas rotinas diárias.

O resultado de um leilão depende de vários fatores: as regras do leilão; o objeto leiloado; e, por último, a incerteza sobre o que é que os restantes licitantes sabem sobre este. A grande dificuldade em analisar estes processos está no facto de a melhor estratégia para um licitante depender da perceção do comportamento que os outros terão.

Imagem Teoria dos Leilões

Nas décadas de 60 e 70, Wilson já tinha desenvolvido vários estudos relacionados com o tema, onde mostrava que os licitantes racionais tendiam a colocar valores mais baixos aos da sua melhor estimativa. Mostrou também que, quanto maior era a incerteza, mais cautelosos eram com o preço final. Já Milgrom, nos anos 80, formulou uma teoria mais geral de leilões que permite não apenas valores comuns, mas também valores privados que variam de licitante para licitante. Demonstrou que um formato dará ao vendedor uma receita maior quando os licitantes aprenderem mais sobre os valores projetados dos demais participantes do concurso.

Da teoria à pratica

O Portal Centro de Leilões pretende agregar um conjunto de empresas de leilões a nível nacional e internacional, criando um marketplace de divulgação e promoção da visibilidade de cada empresa registada no portal.

O Portal Centro de Leilões não exerce a atividade leiloeira, fazendo antes a divulgação dos leilões em atividade, das empresas registadas no portal, proporcionando uma rede de contactos entre compradores, vendedores e investidores do meio.

Usufrua de um serviço gratuito durante 4 meses:

  • Registo de sua empresa no Portal Centro de Leilões com a descrição da empresa e dados de contacto.
  • Todas as informações são enviadas pela sua empresa para que a Equipa técnica de Centro de Leilões possa submeter no portal.
  • Divulgação dos leilões que a sua empresa tem em atividade e/ou negociações particulares, no portal, redes sociais (Facebook, LinkedIn) e em newsletters realizadas pela nossa equipa de marketing.
  • Newsletters sobre a sua empresa e os seus leilões enviadas para uma rede de contactos nacionais e internacionais de consumidores finais.
  • Todas as respostas / demonstrações de interesse serão reencaminhadas para a vossa empresa.
  • Divulgação via newsletter realizada semanalmente.
  • Envio de relatórios de divulgação, com a comprovação e resultados de toda a divulgação efetuada.

Para obter mais informações, visite a nossa seção sobre os nossos Pacotes e Serviços.