O meu estilo é “vida” e o de Warhol também.

Por Juan José Díaz Infante

Curador

29 de Junho de 2022

No próximo dia 29 de Junho, uma pequena exposição de 10 Warhols está a chegar à Galeria LS, mas o que é que isso significa? Por uma empresa de arte chamada POP UP.

É uma exposição de 15 dias, um pouco experimental, mas trará 4 obras da sua série Marilyn, duas das suas Mona Lisas, uma peça das suas Flores, duas latas de Campbells e uma Mao.  Estamos a negociar a possibilidade de trazer o Moonwalking e várias capas de álbuns LP que Warhol concebeu como publicitário.

O que significa cada trabalho, o que significa Warhol, o que significa o movimento POP. Warhol era publicista na altura da génese da publicidade, ou seja, nos anos 60, que é uma década fora do comum, a lua estava para ser alcançada, Castro levava Cuba e Cuba tinha como alvo mísseis nos Estados Unidos, havia uma guerra no Vietname e os hippies gritavam “amor e paz”.

O trabalho de Warhol reflete tudo isso, os Beatles, Rock and Roll, cabelo comprido, não se pode olhar para o trabalho de Warhol isoladamente como se a vida fosse um museu de meia-tigela. Estamos em 1962 e o mundo está apaixonado por Jaqueline Kennedy, o meu pai também estava apaixonado por Jaqueline Kennedy e, não só isso, ele escreveu-lhe e ela respondeu-lhe. O meu pai era um sapateiro frustrado que nunca foi capaz de romancear o Kennedy. Mas todos eram iguais. É exatamente um esforço do carisma de Jackie que permite a visita da Mona Lisa a Nova Iorque, um grande evento de 1962, talvez a mais importante notícia artística desse ano. Andy Warhol concretiza o conceito de “fama”, Jackie poderia trazer a Mona Lisa para os EUA, enquanto outros não poderiam. Foi este momento de esclarecimento que levou Warhol a fazer uma das suas primeiras impressões em serigrafia, a Mona Lisa em variantes douradas e pretas. A ideia, a pintura mais famosa do mundo, tinha de ser produzida em massa. Andy estava interessado na produção de arte como se se tratasse de uma fábrica. A Fábrica foi um estúdio de arte fundado por Andy Warhol, localizado no quinto andar da 231 East 47th Street, Midtown Manhattan, Nova Iorque (EUA). O estúdio funcionou de 1963 a 1968, quando Andy mudou ‘The Factory’ para o sexto andar do 33 Union Square West, perto do famoso clube e restaurante Max’s Kansas City.

Ao mesmo tempo, em paralelo, muitas histórias estavam a acontecer, Madison Avenue foi criada, Madison Avenue em Nova Iorque e David Ogilvy, um chef tornado publicitário, David é lendário pelo seu pensamento publicitário nos anos 60. A publicidade também estava a nascer. Foi o momento criativo quintessencial. Tudo estava a borbulhar.

A ideia de Andy, excessiva, transbordante, como o seu tempo, nunca produz apenas uma, tinha de se produzir muito. É isso que é a publicidade, fama instantânea e finita, cultura inter-construída por acidente. Isso foi Warhol, se a publicidade nas palavras de McLuhan era “a cultura é o nosso negócio”, Warhol reinterpretou o fenómeno e o seu negócio era a cultura. O movimento POP foi essa interpretação do que estava a acontecer, causa e efeito. Todos eles somaram uma carga de pensamento, McLuhan, Toffler, Kubrik, Warhol, Ogilvy, Armstrong.

As imagens dos anos sessenta, as canções dos anos sessenta, Peter Paul e Mary, a moda, Twiggy, ou qualquer penteado, tudo tem a carga cultural da época. Essa energia ainda existe no logotipo da NASA, o tema da Odisseia Espacial de 2001 (não importa Strauss) ou o logotipo das Olimpíadas do México.

Andy Warhol criou a Fábrica onde as suas impressões serigráficas eram produzidas em massa. Enquanto alguém estava a fazer uma serigrafia, outra pessoa estava a filmar um filme. Todos os dias algo de novo acontecia.

Quando Warhol estava a desenvolver no seu trabalho, as serigrafias e litografias eram produzidas em massa, como era costume das grandes fábricas feitas para satisfazer o público com os seus produtos de consumo. Ele próprio se tornou um produto de consumo. Warhol era uma festa, liderando um grupo de estrelas porno, naturalmente alguns toxicodependentes, para não mencionar um par de drag queens, músicos e associados e associados de pensamento livre, que de boa e má vontade fariam parte das suas pinturas, actuariam nos seus filmes e criariam a atmosfera que fez da Fábrica uma lenda.

A Fábrica era uma colecção de festas ultrajantes frequentadas por hipsters com pretensões artísticas, boémios excêntricos e utilizadores de anfetaminas. Warhol escolheu as Warlhol Superstars, que ele promoveu durante um certo período de tempo até nomear a próxima Superstar, e foi aqui que nasceu a sua filosofia, que garantiu que no futuro todos nós teríamos quinze minutos de fama.

No próximo dia 29 de Junho, ele convida-nos por algumas horas para um espaço onde se pode sentir o peso daquilo de que estamos a falar, numa serigrafia que toca um pouco da sua alma. A série de obras expostas são edições de Sunday B Morning, outra experiência Warhol que é fundada e estabelecida na Bélgica, está associada a duas novas personagens anónimas, um verdadeiro mistério, Warhol fornece Sunday B Morning com negativos da sua própria mão para continuar a editar o conceito de serigrafias como uma obra de arte, como um objecto de consumo e que pode dar um sentido democrático de arte. A segunda edição da série clássica Marilyn Monroe é publicada com Sunday B Morning e agora a quarta edição. Esta edição distingue-se da segunda edição pelo selo no verso, a segunda edição é um selo preto e a quarta edição é um selo azul.

Esta mesma edição é hoje utilizada para exposições Warhol em todo o mundo, pois devido à sua relação preço/produto, torna possíveis grandes exposições sem a necessidade de pagar seguros e taxas de manuseamento excessivos. Esta exposição é um evento único no CDMX e promete ser uma experiência única devido ao seu conceito curatorial único.