Os leilões são eventos que respondem à grande demanda por um determinado item, seja ele mais comum, como é o caso dos imóveis, ou mais raros e peculiares como vamos analisar já de seguida.

O segundo tipo de leilões consiste na venda de artigos que podem não apresentar uma grande procura, mas dada a sua raridade e extravagância, acabam por deter um valor consideravelmente alto. Nesta categoria, podem inserir-se itens simbólicos de acontecimentos históricos, itens de personalidades de grande renome, entre outros.

No ano de 2017, um saco de poeira (imagem 1) recolhida em 1969 por Neil Amstrong, na missão Apollo 11 à Lua, foi leiloado por cerca de 1.5 milhões de dólares.

Uma situação semelhante aconteceu no mesmo ano, num evento realizado pela casa Christie’s, onde foi vendido um pedaço de um dos meteoritos mais antigo no planeta (imagem 2). A venda do item com cerca de 4,5 mil milhões de anos, rondou os 16 000 euros.

Para além disso, o interesse pelos artistas de grande reconhecimento na história levou a que, no ano de 2021, fosse leiloado um pedaço de cabelo do músico Elvis Presley (imagem 3) por cerca de 61 000 euros.

1. Saco de poeira da Lua

2. Pedaço de meteorito

3. Cabelo de Elvis Presley

4. Atum rabilho

Os artigos leiloados não se interligam, apenas, aos acontecimentos e personalidades marcantes, mas também à sua raridade, como é o caso do leilão realizado no Japão, onde todos os anos é concretizada a venda do atum rabilho com maior peso e tamanho (imagem 4). Em janeiro de 2022, com 211kg, o peixe foi vendido por 128 mil euros.

Atualmente, têm vindo a realizar-se eventos propositados à compra e venda de artigos excêntricos, como é o caso do leilão “Out of the ordinary” da leiloeira Sworders, que inclusive arrecadou o total de 324 mil euros, em 2019, com a venda de itens como um esqueleto de urso da Idade do Gelo ou de um urso polar embalsamado.