Com a participação de 21 entidades de cariz nacional e internacional, realizou-se o décimo primeiro leilão de Garantias de Origem (GOs), que se revelou um grande sucesso!
No dia 13 de julho de 2022, 12 das 21 entidades presentes no evento adquiriram pelo menos um dos certificados GOs, que comprovam aos consumidores de energia elétrica que a sua fonte de produção é renovável e cuja emissão é realizada pela REN (Rede Elétrica Nacional).
Os bons resultados do leilão demonstram-se através do aumento significativo das receitas, face ao ano anterior, em que foram conseguidos, neste ano, 7,4M de euros (cerca de 44% acima do período relativo a 2021).
Para além dos resultados líquidos totais, registou-se também, um aumento do preço máximo para a energia solar (2,30 euros, 0,35€ superior ao ano transato), tendo sido também leiloados 3,50 milhões GOs, equivalentes a 3,5 TWh de energia com certificação. Os GOs dividiram-se em oito lotes, com divisão em energia solar, térmica, hídrica e eólica.
Os certificados de Garantias de Origem são emitidos pela EEGO (Entidade Emissora de Garantias de Origem), que dispõe da responsabilidade de emitir, registar, transferir e cancelar todos as GOs.
As Garantias de Origem têm vindo a apresentar um grande impacto relativamente à produção de energia, pois através das mesmas é possível responder às tendências e exigências dos consumidores no que toca à sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Em Portugal, as GOs já registaram uma emissão de 70 milhões de certificados.