Leilão de Arte Espacial de Juan José Díaz Infante – México

Estado: INATIVO

Informações do leilão:

Data de encerramento do leilão:

06 de outubro de 2022 às 19h00, Cidade do México GMT-6 (01h00, Portugal)

Informações do leilão:

Dia: 6 de outubro de 2022
Hora: 19h00 (MEX) 01h00 (PT)
Lu­gar: Uni­ver­si­dad Pan­ame­ri­ca­na sede Cidade do México.
Morada: Anexo 507 de la Fa­cul­tad de In­ge­nie­rías de la Uni­ver­si­dad Pan­ame­ri­ca­na
Au­gus­to Ro­din #498, In­sur­gen­tes Mix­coac, Be­ni­to Juá­rez, Ciu­dad de Mé­xi­co.
RSVP Espaço limitado, reserva e informação: jdia­zin­fan­te@al­ta­mi­ra­ca­ve.com

Leiloeira responsável:

Subastas en México

A 6 de Outubro, terá lugar o Primeiro Grande Leilão de Arte Espacial na Universidad Panamericana (UP) no México, oferecendo uma centena de obras de arte, todas elas tendo o espaço como tema.

O evento visa angariar fundos para o PAKAL (Pakal, o Grande, de astronauta a viajante do tempo. Um dos mais amados e respeitados governantes maias de Palenque), no qual investigadores da mesma universidade estão a trabalhar.

Na semana de 3-7 de Outubro, a Universidad Panamericana organiza a Semana Espacial Internacional como parte de uma agenda académica, cultural e científica para comemorar o lançamento do Sputnik a 4 de Outubro de 1957.

O evento central será um leilão, um trabalho conjunto entre Pop Up Subastas, dirigido por Juan José Díaz Infante e Mónica Barragán Rosillo e Coletivo Espacial Mexicano (também dirigido por Díaz Infante). Juan José Díaz Infante será o curador e leiloeiro, um especialista em tecnologias e cultura.

Imagem do Item:

Desde 2010, Díaz Infante tem vindo a fazer projetos SpaceArt e activismo espacial, entre os quais podemos mencionar o satélite cultural Ulises I, Poema a la gravedad “Tu cuerpo, mi cuerpo” que fez parte de uma missão de gravidade zero realizada na Rússia, a transmissão de “Quijote en la Luna” e organizou o primeiro leilão de NFTs no México. É também o fundador do Coletivo Espacial Mexicano, o primeiro coletivo de cidadãos do seu género, que evoluiu para a Agência Espacial Civil Mexicana.

Por outro lado, a casa de leilões Pop Up tem 3 anos de experiência como formato inovador em tempos de COVID e POST COVID, mais de 60 eventos no seu crédito pandémico, entre os quais leilões organizados em toda a república para causas como a Fundação Poniatowska, a Cruz Vermelha Mexicana SMA, Banco Alimentar SMA, Fundação Familiar em CDMX, La Nana em CDMX, Fundação do Cancro da Mama em Qro, e em breve para o patrocínio do Museu de Arte de Queretaro o MAQRO. A Fundação do Cancro da Mama em Qro., e em breve para a direção do Museu de Arte de Querétaro, MAQRO.

Dos esforços combinados do Coletivo Espacial Mexicano e da Pop Up, bem como da necessidade da Universidade Panamericana (UP) de angariar recursos para continuar o projeto PAKAL, nasceu este Primeiro Grande Leilão de Arte Espacial, que contará com um total de 100 obras incluindo desenhos, pinturas, fotografias, litografias, esculturas e serigrafias cujo único tema é o espaço.

O leilão será aberto ao público e apresentará obras por: Andy Warhol, Mr Niuk, Gallois, Vicente Rojo, Antoine de Saint-Exupéry, Maru Vázquez. HR Giger, Rufino Tamayo, o próprio Díaz Infante, entre outros. A obra principal da noite será o excepcional Moonwalk de Andy Warhol, uma edição limitada de 96×96 cm. certificada pela Sunday B Morning.

O esforço de leilão procura angariar fundos para a missão satélite PAKAL, aconselhada por Díaz Infante. Este satélite terá como objetivo recolher informação sobre destroços espaciais, e está a ser desenvolvido pela Universidad Panamericana e pelo Laboratorio Misión Colibrí.