Victor Mora nasceu na Cidade do México a 30 de Dezembro de 1971.

Membro do Sistema Nacional de Creadores edição 2012-2015.

Antecedentes académicos:

Doutoramento em Imagem, Arte, Cultura e Sociedade pela Universidad Autónoma del Estado de Morelos.
Mestre em Artes Visuais pela Academia de San Carlos ENAP/UNAM.
Biografia

Apresentou mais de 20 exposições individuais e colectivas no México, Guatemala, Colômbia, Japão, Egipto e Roménia e desde 1993 tem participado em salões e bienais na América, Europa e Oriente. Em 2019 é convidado a participar na NY Latin American Art Triennial na Lehman College Art Gallery.

Entrevista realizada por Subastas en Mexico, 2022

Em 2017 foi convidado a participar na exposição Arte sin fronteras por la paz no Museo de Arte Contemporáneo de Neiva na Huila Colômbia e em 2016 foi selecionado para a Bienal Latino Americana do Bronx em Nova Iorque.

Agradecimentos:

Recebeu vários prémios, bolsas e distinções tais como o Primeiro Prémio EXATEC em Monterrey NL e o Bicentenário Alameda Sculpture Garden Award em Guadalajara, Jalisco. Recebeu uma menção honrosa na V Bienal Alfredo Zalce e foi seleccionado para a XII Bienal Rufino Tamayo e para a Trienal do Cairo no Egipto. Recebeu bolsas de estudo do Governo do Estado de Jalisco, do Distrito Federal e da UNAM.

Coleções:

O seu trabalho pode ser encontrado em importantes coleções como o Museo de Arte Moderno de Cartagena na Colômbia, no México no Antiguo Museo del Arzobispado de la SHCP e no Museo Nacional de la Estampa, na coleção de arte da UDLAP, na coleção do Instituto Veracruzano de la Cultura e no Museo de la Estampa de Toluca, na Colección pueblo de Jalisco no Museo Instituto Cultural Cabañas em Guadalajara, entre outros. Publicações O seu trabalho é publicado em vários catálogos, livros e revistas. Escreveu artigos sobre arte gráfica e arte em geral, que foram publicados em livros e revistas especializadas, tais como Magotzin da Universidade Autónoma do Estado de Hidalgo.

Em 2017, com base na experiência educacional do workshop curatorial, coordenou a publicação de El arte de aquí visto desde allá, uma compilação de textos de estudantes ARPA/BUAP, e em 2018 publicou o título ELECTROGRAFÍA: proceso y evolución en la Ciudad de México 1990-2010, resultado da sua tese de doutoramento.

Ensino:

O seu trabalho como professor durante mais de 20 anos em várias instituições públicas e privadas é prova da sua actividade na promoção e divulgação da prática artística. Professor na Escola de Design INBA e na Faculdade de Artes da Universidad Autónoma del Estado Morelos.

Fonte: www.arteinformado.com