A Sotheby’s vai leiloar, entre os dias 3 e 9 de fevereiro, o diamante negro mais conhecido como “O Enigma”. Este diamante pesa 555,55 quilates e trata-se do maior diamante negro facetado alguma vez a leilão. Possui, também, uma entrada no Guinness Book of World Records (2006) por ser o maior diamante lapidado do mundo.
A origem específica do diamante (também apelidado de diamante carbonado) é incerta, sendo que os cientistas acreditam que possa ter vindo do espaço sideral, devido à escassez de exemplares deste tipo.
A maioria dos diamantes carbonados tem entre 2,6 e 3,2 mil milhões de anos. O geólogo Aaron Celestian (Museu de História Natural de Los Angeles) acredita que os mesmos se poderão ter formado “na profundidade do interior da Terra”, “em locais de impacto onde um grande asteróide atingiu a Terra” ou até mesmo terem-se desenvolvido “no espaço e depois caíram na superfície da Terra”.
“O Enigma” não foi revelado ao público antes do leilão, e deve ser vendido entre os 3,5 e 6,2 milhões de euros, sendo que a leiloeira também vai aceitar o pagamento por criptomoeda. O atual proprietário do diamante tem-a em sua posse há cerca de duas décadas e, antes disso, não se sabe muito sobre a sua história.
O diamante “O Enigma” já esteve em exibição no Dubai em janeiro, e será agora leiloado pela Sotheby’s, em Londres.