Quando são tidas em conta várias maneiras de começar um negócio um dos caminhos menos explorados por empreendedores são os leilões, apesar de ser muito vantajoso ter em conta esse método para iniciar um projeto empreendedor.
Os benefícios envolvidos são vários a começar com o valor que se pode tirar dos bens leiloados se o empreendedor souber exatamente o que quer, pois, sendo ele o comprador o poder está totalmente do seu lado a partir do começo do leilão. Nesse momento o vendedor deixa de ter poder negociador no que toca ao valor, enquanto o comprador para além de decidir o preço máximo também pode ter a oportunidade de adquirir ativos a um preço reduzido.
No entanto, esse valor do bem leiloado pode subir em relação ao preço de referência original se for objeto de uma disputa justa e feroz entre compradores interessados dispostos a subir a parada, apesar de comparativamente com o valor de mercado se tratar de um preço mais reduzido mantendo a vantagem económica em relação às negociações tradicionais.
Nos casos em que as disputas são mínimas ou inexistentes os preços dos ativos leiloados podem ser muito inferiores ao valor de mercado, mas é vital o empreendedor saber o valor do negócio ou ativo em leilão antes do início do mesmo. A vantagem deste método é precisamente adquirir ativos com preços inferiores aos valores de mercado correspondentes para que o empreendedor não pague acima das probabilidades e tenha o maior benefício possível.
Faz parte dessa preparação pré-leilão por parte do empreendedor identificar as novas oportunidades bem como informação sobre os seus concorrentes, pois o tempo de listagem dos ativos de negócio podem ser curtos e pouco divulgados.
O empreendedor que explore a aquisição de ativos em leilão para o início ou fortalecimento do seu negócio e prepare com cuidado e diligencia a identificação das suas metas e avaliações dos ativos de interesse, tem uma oportunidade excelente de obter ativos essenciais ao seu negócio com valores muito atrativos raramente encontrados por via de outros métodos de negociação.
Referências:
- Gallagher, J. (2020). Buying a Business and Assets from an Insolvent Company. https://www.ts-p.co.uk/news/buying-a-business-and-assets-from-an-insolvent-company
- Stephenson, J. (2005). Company Bargain-Buying at Live Auction. https://www.entrepreneur.com/growing-a-business/bargain-buying-at-live-auction-sales-sales/76158