As burlas estão a tornar-se cada vez mais frequentes nas vendas pela Internet, uma vez que representam uma maior conveniência para o comprador. Atualmente, somos confrontados com leilões fraudulentos, pelo que desenvolvemos este artigo a fim de ajudar a diferenciar entre um site legal de leilões e um site fraudulento.

O leilão fraudulento engloba publicidade fraudulenta, por vezes o site tenta duplicar um site existente de uma marca, chama-se a isto phishing, em primeiro lugar devemos verificar se os sites têm o seu certificado e começar por https:// uma vez verificado este certificado podemos continuar com a nossa participação e registo.

leiloes fraudulentos

Se estiver interessado em participar num leilão num site do qual não participou antes, verifique os dados de contacto e tente contactá-los diretamente por e-mail e telefone, procure referências do site na Internet. 

Para encontrar uma referência directa de que um site é autêntico, verificar se está nos sites anunciados pelo Centro de Leilões, pois desenvolvemos previamente um processo de verificação e autenticação de empresas antes de enviarmos a promoção de eventos de leilão.

Todos os leilões anunciados pelo Centro de Leilões são autênticos e fiáveis.

Antes de entrar num leilão

  • Verificar se as informações sobre as obrigações do comprador e do vendedor são claras.
  • As casas de leilão certificadas disponibilizam os seus termos e condições, onde pode consultar informações importantes que garantem a sua legalidade. Deve também consultar a política de privacidade do sítio web para obter informações sobre os dados que lhe podem solicitar. Analisar o perfil do vendedor e examinar o histórico de transações do vendedor com a casa de leilões. Se o vendedor ainda não tiver um histórico no website onde está registado, procure informações através de canais fiáveis (como o Centro de Leilões).
  • Certificar-se de que a casa de leilões cumpre as obrigações legais.

Antes de proceder ao pagamento

  • Antes de efetuar o pagamento, verifique a identidade e os dados de contacto do vendedor para se certificar de que são reais e que pode utilizá-los se surgir algum problema. Certifique-se de que está ciente dos procedimentos necessários se a transacção não for realizada como planeado. 
  • Procure o valor que pode esperar para a venda de um produto. Em leilões fraudulentos, utilizam frequentemente preços significativamente mais baixos para atrair a atenção do comprador.

Comunicação com o vendedor/comprador

Para comunicar com o vendedor/comprador, utilize os canais de comunicação oficiais do website onde o leilão é anunciado, para que toda a informação permaneça registada e seja através do endereço electrónico institucional da casa do leilão e o domínio deste e-mail corresponda ao domínio do website em que está a participar. Não é recomendável que interaja com o pessoal da casa de leilões que o contacte através de endereços de correio eletrónico gratuitos.

Fontes:

https://www.policiajudiciaria.pt/alerta-ao-cidadao-situacoes-de-burla-resultantes-de-aquisicao-de-bens-atraves-da-internet/

https://www.police.qld.gov.au/safety-and-preventing-crime/r-u-in-control/internet-auction-fraud

https://www.actionfraud.police.uk/a-z-of-fraud/auction-fraud

www.queixaselectronicas.mai.gov.pt

https://www.dinheirovivo.pt/geral/cinco-ciberburlas-comuns-e-como-evita-las-13250419.html