Quando se quer adquirir um bem, o pensamento automático costuma ser a compra e transação tradicional de um bem novo, devido a vários fatores entre os quais as garantias de estado e conservação bem como o desconhecimento de outros métodos de compra.
É neste âmbito de outros métodos de compra de bens que se incluem os leilões.
Adquirir um bem em leilão tem várias vantagens ao comprador e uma alta transparência de negócio. Algumas dessas vantagens são:
– Uma compra em leilão confere ao comprador adquirir o bem após ver pessoalmente em que estado se encontra o mesmo, e verificar se o negócio é viável.
– Em leilões os descontos envolvidos podem chegar a percentagens muito grandes do valor de mercado do bem leiloado, o que implica um custo mais baixo suportado pelo comprador.
– O comprador sabe que o vendedor quer e está comprometido a vender o bem leiloado.
– O comprador determina o preço de venda.
– Leilões permitem um tempo reduzido de negociação.
– Datas de compra e fecho são estipuladas e reconhecíveis.
– Os compradores recebem informação pertinente e compreensível.
– Os compradores sabem que competem justamente e nos mesmos termos com os restantes compradores.
Referências:
– Corporate Finance Institute. (2022). Auction – Buying or selling goods and services through a bidding process. https://corporatefinanceinstitute.com/resources/knowledge/finance/auction/
– Adamson, R. (2016). Dispelling some auction myths – the advantages and disadvantages of buying at auction. https://www.allsop.co.uk/media/dispelling-auction-myths-advantages-disadvantages-buying-auction/