Musalán Guzmán nasceu em Barranquilla Atlántico, mas cresceu na Caucásia Antioquia, Colômbia. A sua carreira nas artes plásticas começou muito jovem; quando entrou para o ensino secundário, um professor detetou o talento do jovem Musalán e encorajou-o a participar num concurso de pintura, que tinha como tema “O dia da água”, onde ganhou o terceiro lugar. A partir desse momento, começou a receber pedidos de desenhos, o que o levou a criar outdoors durante muitos anos.

Aquela semente que plantou desde muito jovem para as artes plásticas, levou-o a Medellín em 1997 para entrar no Instituto de Belas Artes, onde, graças às suas qualidades, foi promovido desde o primeiro semestre até ao quinto… “Penso que isso me fez perder muitas outras coisas para aprender”, acrescenta Musalán com um tom humilde e reflexivo quando se lembra daquele momento.

Entrevista realizada por Subastas en Mexico, 2022

Um dos professores que mais influenciou Musalán foi o cartunista e gravador Óscar Jaramillo, que pertencia ao grupo dos 11 Antioqueños, que nos anos 70 explorou temas urbanos.

Descreve o seu trabalho como figurativo, mas acima de tudo compreende-o como um cúmplice da complexidade que o rodeia como ser humano; assegura que sempre foi acompanhado pela academia pela qual sente um enorme respeito e amor. Desde 2010, Musalán tem estado envolvido no mundo dos cavalos, onde tem sido capaz de expressar o enorme amor que tem por este animal através da sua pintura; o seu trabalho neste campo levou-o a ser considerado o melhor artista na pintura de cavalos, que são reconhecidos pela revista Universo Equino, Asociación Confepaso, revista Fedequina da Colômbia, Asociación de Caballistas de Asdesilla de Colombia, bem como por diferentes coudelarias importantes no mesmo país.

Mark Rothko e Francis Bacon não só são os artistas que ele mais admira, como também influenciaram o seu recente trabalho com mais matizes conceptuais. O artista colombiano assegura que este processo tem sido muito interessante, pois acrescentou à sua conceção clássica, um acontecimento que lhe permitiu ter possibilidades mais expressivas de mostrar a sua arte.

Um exemplo claro desta evolução foi expresso pelo Curador de Arte da Casa de la Cultura de Envigado, Juan José Saldarriaga González, na exposição individual Trasmutación del ser. “Na obra Trasmutación del Ser del Maestro Musalán, encontramos a evolução do artista e o estilo construtivista geométrico que é o caminho da expressão. Dentro da escultura, é transmitida uma linguagem com grande conteúdo espiritual; é aqui que o artista nos conta a sua história com um diálogo direto, as suas cores transmitem o sentido de perspetiva criando uma atmosfera cheia de memórias e a realidade é transformada numa “Obra de Arte”.

Durante os anos de 2004, 2005 e 2006, Musalán Guzmán foi curador e júri na Região Noroeste do Instituto Nacional Penitenciário e Prisional (INPEC), durante o concurso de Pintura e Desenho Penitenciário e Prisional, onde também realizou oficinas de artes plásticas em apoio aos participantes do concurso.

É de notar que Musalán chega ao México graças ao contacto que teve com um casal de galeristas, Matilde Pérez e Herminia Álvarez, que lhe forneceram mais referências. Musalán participa atualmente (Junho de 2020) no leilão de arte, Trasnsformaciones, organizado pela Subastas en México. Aqui pode consultar o catálogo completo do leilão.

Eis algumas das exposições individuais e coletivas, assim como algumas distinções deste artista e ser humano apaixonado não só pelo seu trabalho mas também pela vida.

Exposições individuais e coletivas:

  • Abundância. Comfama de Envigado. Envigado, 2000. Holstein, Bogotá, 2000
  • A Colômbia e os seus encantos. Hotel Belfort. Medellín, 2003
  • Homenagem. Hotel Dann Corlton. Medellín, 2008
  • Momentos memoráveis. Hotel San Fernando Plaza. Medellín,2009
  • Alquimia, “A transmutação de La Brea”. Hotel San Fernando Plazo. Medellín, 2013
  • Alquimia, “A transmutação do Breu”. Galeria Tal cual. Medellín ,2015
  • Transferência. Hotel San Fernando Plaza. Medellín, 2015
  • Um Lembrete: “O caminho para o auto-conhecimento, para alcançar a consciência” Hotel San Fernando Plaza. Medellín, 2017
  • Transmutação do ser. Casa de la cultura Miguel Uribe Restrepo, Cidade do Envigado, 2018. Colômbia.
  • Ve They Match (exposição e leilão) BAGA06, Cidade do México 2019.
  • Galeria Equus. BAGA06, Cidade do México, 2018.
  • Todos os latinos. BAGA06, Cidade do México, 2018
  • Homenagem ao melhor artista do Grupo de artistas Zona 6. Medellín, 2000.
  • Homenagem à Casa da Cultura Reynaldo Gonzáles Guevara. Cáucaso, 2001.
  • Prémio máximo “Cañafistula de oro”. Reconhecimento social e comunitário pelo seu trabalho de valor inestimável. Município de Caucásia, Antioquia, 2012.
  • Ordem do Mérito Artístico. Atribuído na XLIII Muestra Pictórica y Musical del Caribe Salón Signos y Leyes del Senado de La República. Bogotá, 2017.
  • Transformaciones (leilão online) Subastas en México, Cidade do México 2020

Distinções:

  • Homenagem ao melhor artista do Grupo de artistas Zona 6. Medellín, 2000.
  • Homenagem à Casa da Cultura Reynaldo Gonzáles Guevara. Cáucaso, 2001.
  • Prémio máximo “Cañafistula de oro”. Reconhecimento social e comunitário pelo seu inestimável exemplo. Município de Caucásia, Antioquia, 2012.
  • Ordem do Mérito Artístico. Atribuído na XLIII Muestra Pictórica y Musical del Caribe Salón Signos y Leyes del Senado de La República. Bogotá, 2017.