Gustavo Aceves

Pintor e escultor mexicano; após 18 anos em Paris, desde 2011 vive e trabalha em Pietrasanta, Itália.

PIETRASANTA – WORK IN PROGRESS-MMIV
22 de Março

Lapidarivm – Abertura dos trabalhos em curso.
É exibido o primeiro cavalo monumental de 8m x 12m, assim como três cabeças dentro da igreja de Santo Agostinho.
Cinco bronzes patinados verdes de 3m x 3m são mostrados no interior do claustro principal do convento de San Agustín.
Uma cabeça monumental em asfalto é mostrada no interior da torre sineira.

Quatro cavalos de 3m x 3m estão expostos na praça do campanário, em diferentes materiais tais como ferro fundido, bronze branco e bronze preto patinado.

10 de Maio
Apresentação do segundo cavalo monumental, em bronze branco, colocado na praça principal de Pietrasanta.

24 de Maio
A exposição encerra com o resgate do Mare Nostrum, o terceiro cavalo monumental, que é colocado na rotunda no cais da Marina di Pietrasanta, e a exposição de dezanove cavalos em resina e vários materiais na praia de Pietrasanta.

BERLIM – DIE GEBURT DER TRAGÖDIE – MMXV
2 de Maio

Abertura de Lapidarivm – Die Geburt der Tragödie, uma exposição de escultura ao ar livre no âmbito dos eventos Maio ’45 – Primavera em Berlim, organizada pela fundação Denkmal für die ermordeten Juden Europas, o Museu Deutsch Russischen Museum Berlin-Karlshorst e a sociedade Deutsch Russischen Museum Berlin-Karlshorst, como parte da comemoração do 70º aniversário do armistício europeu da Segunda Guerra Mundial. Consiste em 21 esculturas de cavalos em tamanho real, colocadas em frente ao Portão de Brandenburgo.

A carruagem por cima do portão simboliza as muitas facetas da história da Alemanha. Quase destruída, caracteriza o fim da Segunda Guerra Mundial e marca o início da divisão da cidade, da nação alemã e do continente europeu, enquanto que a sua recente reconstrução durante a década de 1990 é um símbolo da reunificação e do desenvolvimento da Alemanha, da reconciliação e da compreensão mútua.

Este ano marca o 70º aniversário do dia da libertação da ditadura nazi, um motivo para honrar as vítimas e para refletir sobre os assuntos políticos e culturais atuais da Europa e do mundo, lidando com a separação, fronteiras e migração.

Há mais de 80 anos que nada é exposto na Pariser Platz, o que torna esta exposição um acontecimento histórico sem precedentes na história recente da metrópole alemã.
da metrópole alemã.

10 de Maio
Encerramento da exposição, com uma visita guiada pelo próprio artista, com a presença da embaixadora mexicana na Alemanha Patricia Espinoza, a proprietária da galeria
Kristian Jarmuschek, outros directores de museus, coleccionadores de arte e várias personalidades do mundo político e cultural alemão.

ROMA – ASPET TANDO I BARBARI – MMXVI-MMXVII
15 de Setembro

A inauguração do Lapidarivm – Aspettando i Barbari, com um monumental cavalo de bronze em frente ao Coliseu Romano, um monumental cavalo de granito em frente ao Arco de Constantino e 43 cavalos em bronze e vários materiais no Mercado de Trajano. Estiveram presentes Virginia Raggi, Presidente da Câmara de Roma, Juan José Guerra Abud, Embaixador do México em Itália, Claudio Parisi, Superintendente Capitólio do Património Cultural em Roma, e Francesco Buranelli, Secretário da Comissão Pontifícia para o Património Cultural da Igreja na altura.

8 de Fevereiro
Dado o sucesso da exposição, o seu encerramento é adiado por mais três meses.
O livro Lapidarivm é apresentado na sala Pietro da Cortona do Museu Capitólio em Roma, com a participação dos críticos de arte Philippe Daverio e Claudio Strinati.

Está atualmente a trabalhar em Itália nos trabalhos preparatórios a serem apresentados na exposição Lapidarium na Grécia.
Como antevisão para esta exposição, produziu estas esculturas, em resina com folha de ouro 24K, medindo 85x50x80cm.

Representam uma releitura de La Cuadriga de los Caballos de San Marcos e a sua itinerância, onde o ouro exprime a natureza sagrada na arte, mantendo o espírito de migração como leitmotiv do seu projeto.