Leilão de Propriedade Histórica em Monterrey, Nuevo Leon, México

Estado: INATIVO

Informações do leilão:

Data de encerramento do leilão:

7 de outubro de 2022 às 16h00, Cidade do México GMT-6 (22h00, Portugal)

Informações do item:

Propriedade Histórica Catalogada pelo INAH, localizada em:
Rua: Padre Raymundo Jardón
Número: 855 Oriente
Subdivisão: Centro Barrio Antiguo
Cidade: Monterrey
Código Postal: 64000
Nuevo Leon, México.

Valor base de licitação: 1.457.356,72 euros 

Leiloeira responsável:

Subastas en México

Se desejar participar no leilão deste imóvel deverá efetuar o pré-registo na página seguinte  PRÉ-REGISTO DE LEILÃO DE IMÓVEL  e enviar os documentos solicitados para validar a sua inscrição e proceder com a sua garantia.

Descrição do imóvel:

Edifício histórico e antigo com um desenho clássico simples de arquitectura norestense com extensa memória histórica intangível que no seu interior tem 13 colunas. 12 arcos construídos em homenagem a São Francisco de Assis.

A sua distribuição consiste num hall de entrada que é acedido da rua através de um portão de duas folhas em madeira maciça de mesquite original restaurada do século XVIII.

Tem um candelabro feito de ferro trabalhado rebitado que simboliza uma coroa e data de há aproximadamente 233 anos.

Para entrar no pátio central existe uma porta de ferro forjado com vidro duplo a jacto de areia.

Há duas salas de cada lado, uma usada como escritório, a outra como sala para ensaios e exposições, algumas áreas com azulejos de mosaico de massa especialmente concebidos, originais do século XVIII.

Na fachada frontal há janelas com velhas guardas de ferro, com telhados feitos de vigas de madeira maciça e tábuas de mesquite ou carvalho.

Todas as portas foram restauradas e as janelas foram substituídas. Tem cinco salas em redor do pátio central que são utilizadas como salas de aula.

O pátio central coberto com uma estrutura de aço com policarbonato tem um espaço para exposições e pode ser utilizado para cerca de 200 pessoas como salão de eventos.

Tem um sistema multimédia, iluminação e som, arcos segmentados, molduras simples, uma barra integrada equipada com design de vanguarda.

Três casas de banho totalmente remodeladas com excelente qualidade e uma cave de aproximadamente 300 m2, está equipada e mobilada para funcionar como uma universidade e salão de eventos.

Tipos de construção:

  • Propriedade com comodidades, 509,60 m2.
  • Pátio central, 112,00 m2
  • Cave e túnel de acesso temporário, (atualmente cancelado), 300,00 m2
  • Edifício total: 621,60 m2
  • Qualidade e Classificação: Edifício Histórico Restaurado em 2007.

Número de pisos: 1 Nível com lofts.

Idade aproximada do imóvel: 233 anos de idade.

Estado de Conservação: Excelente

Fundações: De alvenaria de pedra bruta, pedra esférica com larguras de um e dois metros com técnica de calicanto: também utilizada para as fundações e desenvolvimento das colunas.

Fundação: Em terra batida firme nivelada com pedra na cave.

Estruturas: Com base na técnica de alvenaria de calicanto em paredes e colunas para arcos.

Paredes: paredes Ashlar em algumas secções duplas; em larguras de 80 a 1,50, outras paredes de contenção cobertas com argamassa de cal.

Pisos de mezanino: Baseado em abóbada plana catalã com vigas de madeira maciça de mesquite, azinheira ou similar e lama ou ripas de madeira maciça.

Limites máximos: Baseado em abóbada plana catalã com vigas de madeira maciça de mesquite, azinheira ou similar e lama ou ripas de madeira maciça. Em outras áreas baseadas numa estrutura de aço com um painel de chapa de policarbonato.

Telhados: Declives de chuva em lajes de telhado e revestimento termofusível para lajes, chanfrados e parapeitos.

Paredes: Algumas delas são auto-construídas, outras são paredes de festa com paredes duplas ou triplas revestidas com um acabamento especial à base de cal e barro.

Revestimentos e Acabamentos Interiores

Revestimento interior: à base de argamassa de cal com silicato de etilo e tinta especial.

Revestimento exterior: Stippling, argamassa de cal de areia e acabamento lixado na fachada principal e pintura.

Limites máximos: Com base na coloração, selagem e verniz com tratamento anti-termite.

Azulejos de parede: Azulejos de cerâmica na cozinha, lavatório e porcelanato com mosaico veneziano nas casas de banho, detalhes do mosaico veneziano em telas e portas de tela.

Pavimentos: mármore vermelho Levantina de qualidade superior com rodapés de mármore e acabamentos ranhurados; decorados com rebordos em mosaico veneziano, azulejos em cerâmica antiderrapante em cozinhas e bar, mosaicos de massa de design antigo com rebordo decorativo e rodapés ranhurados, acabamentos de degraus e juntas ranhuradas.

Escadas: com base em estrutura reforçada e betão vazado com acabamento cerâmico antiderrapante e outro tipo marinho com base em estrutura metálica.

Tinta: esmalte; sobre madeira, corante, vedante e verniz, sobre paredes de cinza em superfícies lisas, vedante e tinta especial, sobre outras superfícies metálicas, esmalte anti-corrosivo.

Revestimentos especiais: Revestimento e detalhes à base de cal e mistura especial em molduras de peito de pombo, em paredes com acabamento aborregado, em molduras simples interiores e detalhes à base de madeira maciça.

Carpintaria: Porta principal antiga restaurada de duas folhas em altura especial à base de madeira maciça de mesquite tábua de madeira forjada; portas e janelas interiores de madeira maciça de carvalho restaurada; algumas com vidro jateado, outras com vidro transparente, molduras à base de madeira de carvalho ou pinho, outras portas em cave e tábua de pia, telas, portas de casa de banho, móveis por baixo de lavatório outros embutidos à base de madeira de carvalho ou similares, estantes de livros à base de vigas maciças em madeira de carvalho tratada e restaurada. Vigas estruturais e outras vigas decorativas, toda a madeira foi tratada contra a térmita e, na sua maioria, reconstruída e restaurada.

Instalações Hidráulicas e Sanitárias: Todas escondidas em boas condições e em bom estado de funcionamento.

Mobiliário de casa de banho e cozinha: azulejos de cerâmica de boa qualidade em casas de banho, outros em aço inoxidável em bares e cozinhas, lavatórios de ônix e quartzo em tampos de madeira, outros lavatórios de design especial em aço inoxidável.

Instalações eléctricas: Escondidas com tomadas normais, isoladas e com os respectivos cortadores e vários centros de carga para 110 e 220 correntes, com transformador, pára-raios, sistemas de controlo de tensão, alarme, sistema de videovigilância e quadro eléctrico.

Portas e Janelas: Grelha exterior de ferro forjado antigo, porta de ferro forjado especial com vidro duplo jacto de areia com altura especial. Grelhas de drenagem em cozinhas e barra em aço inoxidável, escada marítima baseada em estrutura metálica, corrimão e corrimão tubular em aço inoxidável, estrutura para telhado homem no pátio central baseada em estrutura metálica, registos para sifões de gordura baseados em chapa de aço com acabamento antiderrapante.

Vidros: vidro natural de 6 mm, alguns branqueados.

Fechaduras: Serralharia importada e nacional de muito boa qualidade, de alta segurança nas portas principais.

Fachada: Acabamento antigo em paredes acabadas com molduras de peito de pombo, colunas com base, colunas aparentemente anexas com capitéis, caixilhos de janelas e portas, ferragens forjadas em janelas, ornamentos rectangulares e flores em relevo, portas e janelas restauradas originais em madeira e ferragens forjadas.

CONTEXTO HISTÓRICO

1768: Joaquín de Arredondo y Mioño nasceu, filho de Nicolás de Arredondo y Pelegrí e Josefa Roso de Mioño; o seu pai tornou-se governador de Cuba e vice-rei de Buenos Aires. Juntou-se à Guarda Real espanhola como cadete aos 19 anos de idade, em 1787, e foi provavelmente nomeado no final do século XVIII para o serviço na Nova Espanha.
1798: O edifício que mencionamos foi construído no final do século XVIII, tal como aparece no plano da cidade de Monterrey.
1786: O edifício foi inicialmente construído pelo Cónego Bernardino Cantú da cidade de Monterrey, sendo nessa altura utilizado como convento pela diocese desta cidade.
1798: O seu primeiro proprietário foi o General Joaquín de Arredondo e a sua esposa Josefa Hernández.
1810: Foi promovido a coronel e recebeu o comando do regimento de infantaria de Veracruz. Após ter sido nomeado comandante militar do Huasteca e governador do Nuevo Santander em 1811, desempenhou um papel decisivo na repressão de Miguel Hidalgo y Costilla e revoltas crioulas relacionadas nessa província em 1812 e 1813 e foi mais tarde recompensado ao ser nomeado comandante da divisão oriental das províncias internas.
1812: A propriedade é adquirida por Josefa Hernández, a compra foi feita ao Cónego Bernardino Cantú.
1813: A 8 de Agosto derrotou os rebeldes liderados por José Álvarez de Toledo y Dubois na batalha de Medina, na qual participou o então tenente Antonio López de Santa Anna; Joaquín de Arredondo rapidamente tomou a província aos rebeldes e Cristóbal Domínguez foi nomeado governador provisório do Texas. Depois de completar a sua missão no Texas, regressou a Monterrey; mais tarde esmagou a expedição de obstrução de Francisco Xavier Mina, ultrapassando as suas defesas na cidade de Soto la Marina em Outubro de 1817. Ao chegar a Monterrey, propiciou o alargamento do primeiro andar da ala Norte do agora Colégio Civil, para ser utilizado como seu quartel-general.
1820: Joaquín de Arredondo concede a Moisés Austin uma concessão para estabelecer 300 famílias no Texas, um acontecimento que conduziria à Guerra da Independência do Texas anos mais tarde.

Imagens do Item: