Os leilões eletrónicos tornaram possível remover as restrições de horário e local de um leilão presencial e permitiram a participação geral.
Ao longo dos anos, o conceito de atividade leiloeira proliferou-se para vários setores de atividade e, para além de se leiloar arte (uma área pioneira no setor dos leilões), atualmente também se podem encontrar imóveis, carros, tecnologia, equipamentos (…). No entanto, é em 1995 que surge a grande revolução, quando os leilões deixam de ser realizados apenas presencialmente, mas também via online, através da criação do primeiro website com leilões eletrónicos, o eBay, fundado nos Estados Unidos da América.
Atualmente, apesar da existência contínua de leilões presenciais, são os eletrónicos que ganham força, pois, para o cliente, não há apenas a possibilidade de expandir as suas opções de destinatários, mas também consegue reduzir o ciclo de leilão simultaneamente devido aos facilitismos que a era digital apresenta.
Os leilões eletrónicos tornaram possível remover as restrições de horário e local de um leilão presencial e permitiram a participação geral. Os websites de leilões online possuem recursos para melhorar a qualidade dos negócios e muitos deles oferecem a capacidade de incluir várias imagens do bem em destaque, permitindo que os possíveis destinatários pesquisem minuciosamente os itens antes de fazer uma compra.
Além disso, os licitantes podem visualizar comentários e classificações enviados por outros usuários que venceram leilões realizados pelo mesmo cliente, conhecendo previamente a reputação dos “vendedores”. Além disso, várias casas de leilões beneficiaram, em termos de marca e também economicamente, com a inclusão de operações digitais, que não permitem apenas ampliar o alcance do público interessado, mas também são convenientes e práticos.
As vendas online não são o futuro dos leilões, já estão bem presentes atualmente. A famosa Casa de Christie em South Kensington, em Londres, por exemplo, fechou portas para abrir caminho para as plataformas digitais.
As vendas online não são o futuro dos leilões, já estão bem presentes atualmente. A famosa Casa de Christie em South Kensington, em Londres, por exemplo, fechou portas para abrir caminho para as plataformas digitais.
Algumas especificações dos Leilões Eletrónicos
Sem prejuízo do cumprimento de outras obrigações aplicáveis à atividade leiloeira, a realização de leilões eletrónicos deve obedecer ao seguinte:
a) Divulgação clara e inequívoca do dia e hora de abertura e término de cada leilão eletrónico, pelo menos três dias antes do seu início;
b) Indicação, no respetivo website, do local e horário em que os produtos podem ser examinados, quando aplicável;
c) As ofertas, uma vez inseridas no sistema, não podem ser retiradas;
d) Divulgação do resultado do leilão eletrónico no website, com indicação do valor pelo qual a mercadoria foi concedida, de forma clara e inequívoca;
e) Prova da identidade dos participantes do leilão por meio de autenticação segura, ou seja, o Documento de Identidade Nacional ou a chave móvel digital.